Três reflexões sobre a leitura

Reflexão número 01

Durante uns tempos, eu tive como tarefa entrevistar estudantes de comunicação de uma prestigiada universidade portuguesa. Sempre perguntava o que gostavam de fazer nos tempos livres. E eles sempre declaravam cheios de brio: Gosto de ler. No entanto, acho que não esperavam que eu quisesse saber: Que interessante. Ler o quê? Eles respondiam: Livros. Eu insistia: Pode dar-me um exemplo? E quase todos acabavam por responder muito atrapalhados: Gosto muito do Cândido de Voltaire. As primeiras duas vezes que ouvi a escolha fiquei impressionada com tamanha erudição. À terceira, comentei: Todos dizem isso, não sabia que a obra era tão popular. A aluna explicou: Sim, todos lemos porque é leitura obrigatória de uma cadeira do primeiro ano. Ah.

Reflexão número 02

No mundo em que eu vivo, todos os adultos são licenciados. Muitos têm mestrado, alguns até doutoramento. No entanto, nenhum destes adultos gosta de ler. Isso para mim é um contra-senso, porque sou tão tradicionalista que sempre associei a universidade ao conhecimento enciclopédico e livresco. Quem diz isso é o meu pai, ele acha que sou muito conservadora nestas coisas. O meu pai, por acaso, tem doutoramento, mas é uma exceção, ele gosta de ler livros, jornais e listas telefónicas. Quem dizia isso era a minha mãe, parece que ela também está querendo entrar na conversa. Mas, voltando à universidade, estou a explicar-me mal. Claro que um médico ou um engenheiro têm de ter um currículo ‘prático’ na universidade. Óbvio. Mas, eu por exemplo, que estudei comunicação, não esperava aprender a ser jornalista na universidade. Afinal, tudo o que é preciso saber sobre jornalismo, pode-se aprender num workshop de um dia. Dá tempo até para explicar Watergate, embora eu conheça estudantes universitários de jornalismo que nunca ouviram falar de Woodward e Bernstein. Afinal, de que falam eles o dia todo? Na universidade eu esperava ler, ler muito e pensar, pensar muito. Foi isso que eu fiz. Afinal, tenho o resto da vida para aprender todas as ‘coisas práticas’.

Reflexão número 03

Talvez ler livros seja como desenhar: uma competência que treinamos muito na escola primária, mas que não é realmente valorizada num adulto.

(Imagem: E a propósito de Carl Bernstein, sabiam que foi casado com Nora Ephron? E como eu gosto de Nora Ephron. Mas, portou-se mal com ela. Traíu-a quando ela estava grávida de sete meses do seu segundo filho e ela vingou-se escrevendo tudo num livro delicioso).

gallery_movies_nora_ephron_life_in_pictures_2.jpg

 

 

2 comments

  1. Este tema dá pano para mangas.

    Algumas das pessoas que conheço que tem mais sucesso nas suas áreas de trabalho não gostam de ler, e isso nota-se numa cultura geral ou especifica “plana” . Mas são óptimos profissionais, inteligentes e esforçados.

    Depois há aqueles que gostam de ler, mas não lêem (o caso do meu namorado por exemplo) e têm em geral uma cultura boa, inteligentes e bons no trabalho. Reparo que a maioria dos casos o que falta é o hábito. Há sempre outras coisas para fazer, seja ver uma série, ver tv, descansar, passear, etc.

    Também há os que gostam de ler e lêem, ficando-se pela literatura mais superficial, best sellers, tops de venda.

    Também há os que gostam de ler e vão lendo livros interessantes, mas nem por isso muitos.

    E depois há os que lêem a sério. Que são muito poucos. E que lêem de tudo. Especialmente do bom. Incluo-me neste último (lendo em média 100 livros por ano acho que posso dar-me a esse luxo).

    Sinceramente falta uma cultura para a leitura no nosso país. Mas também não sei bem como é que isso se ganha. Nenhum dos meus pais lia e eu adoro ler. Sempre tive livros em casa e acredito que isso é metade da coisa mas a outra metade vem de nós próprios.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

