O divórcio do ano

Esta semana, Brad e Angelina divorciaram-se e isso foi breaking news na CNN e na BBC, para escândalo dos meus amigos jornalistas que são as pessoas mais desconectadas que conheço, vivem numa bolha de polémicas que só interessam ao seu círculo, e olham com desdém o interesse do público por uma boa história. Só acertam mesmo por acidente.

Claro que mal soube do divórcio, inventei logo uma reunião urgente e fui-me fechar numa sala da empresa para ler com calma os comentários ao incidente na People Magazine, que é a Bíblia deste tipo de acontecimentos. Reparem no que disse: eu não ia ler a história em si, ia ler os comentários. É tão mais elucidativo ler os comentários online, mais uma vez só os jornalistas não sabem isso. Então, estava eu a ler os mil e quatrocentos comentários ao divórcio do ano (ou divórcio do mês, não sei bem), quando encontrei este desabafo, que é a peça escrita que mais me intrigou nas últimas semanas, exceptuando os quatro volumes da Ferrante (Vocês já leram? Fui só eu que fiquei desapontada com aquele fim? Fui só eu que achei que, por vezes, estava lendo quase uma telenovela, mas não conseguia parar, e isso é talvez a definição de ‘um grande livro’?)

Ora vejam:

image-4

Traduzindo em traços largos, esta senhora escreveu:

Eles têm tanta sorte em poderem divorciar-se. Eu não me posso dar ao luxo de me divorciar do meu marido e por isso sou forçada a viver com ele. Não falo com ele e vivo a minha vida separada tanto quanto posso. Ele tenta aproximar-se de mim e quando não correspondo, ele faz deliberadamente coisas que sabe que me perturbam como dar puns quando estou na cozinha a comer o meu almoço, ou deixando a tampa da sanita levantada ou escolhe as horas em que estou a ver televisão para telefonar aos amigos e falar muito alto ou faz barulhos com a garganta até eu ter que ir para o quarto. Não tenho ninguém com quem possa ir viver e não posso trabalhar porque sofro de enxaquecas e ansiedade. Às vezes, as pessoas não sabem a sorte que têm.

Ah, a vida real. Ora aqui está outra boa história.

(Em baixo: Brad e Angelina fotografados para  revista W em 2005)

8477637289_5a68046989_b

Deixe uma Resposta

