Soutiã feio

Hoje o dia começou espetacular. Era uma primavera, quase verão, mas totalmente vestida de outono. Hoje eram todas as estações do ano em Lisboa. Fui de casaco. Fui de sandálias. À minha empresa iam chegar vindos na gaivota voadora os grandes chefes-índios vindos dos Estados Unidos, do Paquistão, da China e dos outros cantos chiques do mundo. Vinham avaliar-nos, vinham medir-nos, vinham explicar todo o sentido da vida num powerpoint azul e branco. Se vocês sentiram eletricidade misturada no oxigénio esta manhã, isso era a emoção dos líderes tribais aterrando no aeroporto, precisamente às sete de dezanove da manhã, com seus chapéus engraçados e varinhas mágicas prontos para nos abençoar. Por causa disso, toda a minha família acordou meia-hora mais cedo, uma hora até no caso da minha filha e, enquanto eles se vestiam no escuro, eu que fiquei esticando o cabelo uns bons vinte minutos frente ao espelho até ficar hirto, imóvel e egípcio como se na verdade não tivesse sido lavado. Eu precisava ficar deslumbrante. Foi uma loucura para deixar as crianças na escola anormalmente cedo, foi uma loucura controlar os minutos na segunda circular, foi uma loucura aquele acidente no cruzamento que entupiu o trânsito. Cheguei a horas à empresa e corri para a casa de banho, para ver se estava tão bela e composta como me imaginava. Mas não. A loucura mesmo foi olhar-me no espelho e ver os lábios muito vermelhos, tão vermelhos que eu parecia ter sido esmurrada repetidamente na boca, que exagero. Mas, talvez o pior tenha sido olhar para baixo e ver que a blusa branca, a blusa de seda cara que eu escolhi quando ainda era de noite, era na verdade totalmente transparente. E sim, vocês adivinharam. Eu também estava usando o meu soutiã feio.

2 comments

Deixe uma Resposta

