A sua mensagem foi lida às 11:43h

Mas que coisa horrorosa é esta invenção da ‘notificação de mensagem lida’? Uma pessoa quer estilosamente ignorar um e-mail chato ou fingir que não viu uma mensagem a que não sabe bem o que deve responder e pimba, logo ali fica registado que lemos. A notificação não diz se abrimos com atenção, não diz se lemos até ao fim, diz apenas: Esta pessoa viu a sua mensagem às onze e quarenta e três. Então, não posso fingir que não recebi o e-mail, não posso não responder, aliás não posso não responder já imediatamente. Porque do outro lado do écran alguém sabe que eu vi aquela mensagem às onze e quarenta e três. E, às onze e quarenta e cinco eu já estou numa ansiedade. O que é que eu respondo a esta pessoa? Nada, não posso responder-lhe nada, não quero dizer-lhe nada. Não sei se quero jantar no sábado, não sei se tenho saudades, não sei se podemos reunir daqui a quinze dias às três da tarde. Preciso de algum tempo para escrever duas linhas simpáticas e distantes, só que são onze e cinquenta e sete e não sai nada. Deixo para mais tarde, mas entretanto a pessoa vai sentir-se pouco importante, vai achar que não quero saber dela e vai odiar-me. Porque arranjamos mais motivos para falharmos, porque arranjamos mais motivos para ficarmos frustrados uns com os outros? Mais tarde, talvez uns dias depois, a pessoa vai encontrar-me e vai comentar com cara fechada: Não respondeste à minha mensagem. Vou dizer o quê? Que não vi, que estava num safari na Mongólia – como são bonitos os leopardos das neves – que não sei do que está a falar? Não dá. A pessoa já foi notificada, a pessoa sabe que a mensagem foi vista às onze e quarenta e três. Então, só posso mesmo mentir: Mandaste uma mensagem? Como assim? Não vi. Ah, devem ter sido os meus filhos, essas criaturas endiabradas. Estão sempre a mexer no meu telefone.

(Imagem: Querem saber uma coisa? Trabalhei para o Anderson Cooper em Nova Iorque. True story. Aqui está ele com a sua mãe em nova Iorque. Mais aqui)

anderson-cooper-gloria-vanderbilt.jpg

 

2 comments

Deixe uma Resposta

