Jantares

Nunca ninguém me convida para jantar. Nem quando chove, nem quando faz sol. Então eu puxo do livrinho e começo a chamar. Clarice, Maria, Isabel, Kate. Para as convencer, eu preparo jantares deliciosos, visto que não sou uma amizade relevante. Meu marido nunca foi presidente da empresa. Eu própria sou apenas a funcionária da multinacional, todos já perceberam que não vou chegar às chefias. Esses jantares começam com guacamole e caipirinhas, que põem toda a gente de bem disposta. Logo ali percebem que não é um jantar sério. Eu disse caipinhas e devia ser margaritas, não é? Para ficar tudo mexicano. Prefiro caipirinhas, nem sei porquê. Não importa, porque o resto da comida nem é mexicano. Eu preparo lasanha ou bacalhau com natas, porque mesmo as meninas que fazem dieta gostam de comida substancial quando jantam fora. Elas dizem, hoje não conta, enchendo o prato. Nessa altura, elas já bebem tinto, nessa altura elas já têm calor, tiram os lenços e apertam o cabelo num rabo de cavalo. Geralmente Clarice, Maria, Isabel e Kate falam muito, pedem opinião, os meus jantares são terapêuticos também. Não percebo a origem desses monólogos, se é porque sou reservada ou porque a minha vida lhes parece desprovida de eventos relevantes. Depois elas levantam-se e dizem na saída: Temos que jantar de novo um dia destes. Eu ligo quando der jeito. Ah, obrigada. Muito obrigada.

(Imagem: O que andam a ler os meus filhos de dez e doze anos. A História do Senhor Sommer, com ilustrações de Sempé – na imagem- e Pippi das Meias Altas numa edição Relógio d’água)

sommer

2 comments

Deixe uma Resposta

