Essa ansiedade, bebé

Vista de cima a cidade era um rio e os carros eram peixes coloridos nadando em cardume. Mesmo assim a corrente arrastou-me e cheguei cedo ao emprego no meu submarino. Ainda estava encostada à máquina do café pensando em almofadas e logo me vi numa conversa muito três da tarde com um colega. A ansiedade social é uma coisa engraçada. A minha disparou esta manhã quando esse colega me pôs na frente do nariz o telefone onde estava a foto do filho mais novo, um bebé apenas, mas tão feio, meu deus, como era feio esse bebé. Temos apenas uma fração de segundo para reagir a um bebé e logo as pessoas esperam o nosso grito abafado: Tão fofo. Que lindo! Mas eu não sei fazer isso, até perante um bebé bonito eu me acanho. Fiquei a olhar o telefone em silêncio, sentindo o suor nascendo na testa, nas mãos, na parte de trás dos joelhos, eu tenho medo que o homem descubra no reflexo dos meus olhos como é feio o bebé, então fecho as pálpebras um segundo e quando abro continuo muda, o cérebro viajando na autoestrada iluminada e, de repente, ocorre-me, ocorre-me e eu digo: Ah, é tão parecido contigo e olho para o homem buscando aprovação, feliz por ter encontrado esse comentário tão nobre, tão gentil. Só há duas observações possíveis perante um bebé feio, a primeira é essa mesmo e a outra é: Como está grande! Eu sorrio de felicidade genuína. Eu escalei esse Kilimanjaro. Mas, o homem não parece satisfeito e retribui como numa partida de pingue-pongue: A sério, achas? Essa observação faz-me olhar de novo o telefone, mas desta vez só uma mirada rápida, se olhar mais tempo a mentira quebra-se e logo garanto: Sim, sim, parece-me igualzinho e viro costas sorrindo.

(Imagem: Anne Gunning em Jaipur pela lente de Norman Parkinson, em 1956)

photo-norman-parkinson-anne-gunning-wearing-a-pink-mohair-jaeger-coat-outside-the-city-palace-jaipur-vogue-november-1956.jpg

Deixe uma Resposta

