Eu sou uma pessoa

No metro, na televisão, junto da máquina do café, todos falam das ‘pessoas’. Como o mundo seria diferente se as ‘pessoas’ fossem melhores, como as ‘pessoas’ são irritantes, como se estão borrifando para as grandes questões, como dão erros ortográficos. As ‘pessoas’ são a maior epidemia da sociedade contemporânea. Escrevem-se textos contra as ‘pessoas’, fazem-se sketches caricaturando as ‘pessoas’. Os comentadores políticos estão sempre zangados com as ‘pessoas’ e ameaçando que ‘as pessoas vão ter que perceber’. Mas, as pessoas não entendem nunca. Eu vivo ensanduichada nas carruagens do metro, eu sou uma ‘pessoa’. Sou daquelas ‘pessoas’ que anda no comboio suburbano. Que horror. Sou daquelas ‘pessoas’ consumistas que faz compras no Colombo ao fim de semana. Sou daquelas ‘pessoas’ que vê reality shows. Que horror. Sou daquelas que pediu crédito ao banco. Acho que vivo acima das minhas possibilidades. Que horror. Sou daquelas ‘pessoas’ que diz que não tem tempo. E esse é o pior tipo de ‘pessoa’. Vivo num bairro onde não se serve brunch aos domingos, nem há supermercados biológicos. Há graffiti nas paredes, mas nem é daquele bonitinho. Que horror. Sou daquelas ‘pessoas’ que deu aos filhos nomes da moda, sem uma ponta de originalidade. Meus filhos vêem televisão a mais, comem alimentos processados, têm Playstation. O meu trabalho é assalariado e não envolve música, artes ou teoria da linguagem. Não tem ponta de romantismo, é prosaico mesmo. Nunca fiz nenhuma descoberta científica. E sim, estou-me borrifando para quase tudo, não quero saber. Não percebo nada de economia. Essa onda está-me engolindo e eu não sei surfar. O mundo seria muito melhor sem pessoas como eu.

(Vídeo: Yoshimi e os Flaming Lips em repeat)

Deixe uma Resposta

