Andar de metro

Eu ando de metro desde que inventaram aquela estação maravilhosa no Colégio Militar, aquela novinha em folha, frente ao glorioso Estádio da Luz – o antigo, entenda-se. Uma estação corrida a azulejos azuis com símbolos e letras que não sei bem o que significam. Na estação do Alto dos Moinhos desenharam poetas e depois encheram a seguinte de laranjas. Quando eu comecei a andar de metro, a estação do Jardim Zoológico chamava-se ainda Sete Rios e era das ‘antigas’, um desconsolo, não tinha azulejos, não tinha sido renovada. Mesmo assim, o nosso era um metro tão cuidado que eu quase me assustei quando vi as carruagens decadentes de Londres. Claro, que nunca fui a São Petersburgo, porque quem lá vai diz que o metro é tão bonito que, por si só, é uma atração turística. Mas era quase isso que eu sentia quando andava no nosso metro. Tão bonito que os turistas têm que ver. Lembro-me de apanhar a linha azul e ir direta ao Rossio e sair assim no coração da cidade. Agora, não dá mais para fazer isso, porque o Rossio passou para a linha verde e mais vale sair nos Restauradores e ir andando a pé.

Há algum tempo que não saía a navegar de metro, então ontem marquei um exame médico na Avenida só para poder ir ao fim do dia ver a cidade. É que eu trabalho no Parque das Nações que é uma zona nova, futurista mas, na verdade, meio chata. E as pessoas do Parque das Nações são também assim: novas, futuristas, mas meio chatas. Ontem eram sete da tarde quando eu me sentei no metro e fiquei a ver a ‘gente diferente’, as raparigas estrangeiras de mapa, os rapazes de bicicleta, a senhora do cabelo vermelho e sapatos de verniz, o fluxo de gente que sai no Marquês de Pombal e como a carruagem fica leve depois da Baixa-Chiado. Era como se eu fosse parte da cidade outra vez.

(Imagem: O metro de Lisboa em 1959. Fotos: Estúdio Horácio Novais )

5926278248_7355060019_o5926278898_c99866797b_o

Deixe uma Resposta

