Não me liguem depois do trabalho

Durante muitos anos trabalhei numa empresa tão desorganizada que, quando saía ao fim do dia, havia sempre alguém da minha equipa que me ligava para esclarecer algum assunto de trabalho. Era eu a pôr a chave na porta de casa e o telefone a tocar. Ou sentava-me para jantar e chegava um sms. Eu, que entrava de manhã no emprego e saía quase à noite, não percebia o que é que o meu chefe ou algum dos meus colegas tinham para falar comigo depois de tantas horas de convivência no escritório. E era sempre algo trivial como: ‘a que horas vens amanhã?’ ou ‘ouviste o que a Rita disse hoje na reunião?’. Às vezes, ligavam nas férias ou no fim de semana, sendo que o telefonema de domingo à noite era um ‘must’. Atendi muitas vezes as chamadas, porque achava sempre que podia ser uma urgência, mas a certa altura comecei a ignorar. Era simplesmente falta de respeito pelo tempo de lazer de cada trabalhador. Expliquei ao meu chefe da altura que os assuntos de trabalho devem ser tratados na hora de expediente e não sistematicamente fora do horário. Afinal, as intromissões no nosso tempo privado são excessivas. É como se não houvesse fronteira e as ditas oito horas (que nunca são na realidade apenas oito) se estendessem noite fora. E esta é também uma das razões porque sou contra os trabalhos de casa. Depois de um dia inteiro longe da minha família, merecemos  um jantar tranquilo, sem contas de matemática ou chamadas do emprego. Ser mãe, ser pai, ser filho e ser filha. Trabalho é trabalho mas, bolas, conhaque ainda é conhaque, certo?

(Imagens: Esta casa de sonho fica em Portugal. Mais aqui)

JM_CasaLA_PROD_116JM_CasaLA_PROD_018JM_CasaLA_PROD_058JM_CasaLA_PROD_091JM_CasaLA_PROD_148

Deixe uma Resposta

