Niilismo matemático

Era uma tarde chuvosa há cinco anos e os papéis em cima da mesa comiam a madeira da sala de jantar. Papéis de dentes afiados, papéis quadriculados com números e retas. Tantos números minúsculos, caóticos e envergonhados. Como são cruéis os papéis matemáticos.

A mãe lia desesperada: O senhor António tinha 123 vacas, 37 ovelhas e 9 galinhas na sua quinta. Quantos animais de quatro patas tinha o senhor António?. O filho não queria ouvir e ficava pensando na eletricidade que corria nos cabos, na água que corria nos canos, nos baloiços baloiçando no parque, nas cobras que engoliam ratos, nos guindastes, nas planícies geladas e na força que fazia com que um foguetão rebentasse a atmosfera. O senhor António tinha 123 vacas, 37 ovelhas e 9 galinhas na sua quinta. Quantos animais de quatro patas tinha o senhor António? Era um problema. A mãe perguntou: Então, o que interessa saber aqui?. A criança respondeu: Nada. Foi a melhor resposta que ouvi nos últimos tempos.

(Imagens: Não sei porque adiei tanto, mas devia ter saído logo correndo. Hoje fui ver o mundo pelos olhos de Sebastião Salgado. Ide, ide. É ‘muito bom’, como escreveram os meus filhos no livrinho de assinaturas no fim da exposição.)

53dab04b6dec627b149fba77_ethiopia-omo-river-valley-surma-girl-01-12

genesis-africapor-de-tras-das-fotografias-de-sebastiao-salgado.htmlsebastiao-salgado-genesis-gorete-colaco-post-11

9783836538725_Ampliada4

REINDEER0371355878643

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s