Comprei uma carteira nova

Comprei uma carteira nova. Adorei-a durante duas horas. Era preta, discreta, tinha um apontamento dourado, dava com tudo. Melhor, tinha compartimentos. Um compartimento para as chaves, outro para dinheiro, outro ainda para telemóvel e maquilhagem. Desta vez, ia ser diferente. Quando a comprei, achei – mais uma vez – que ia ser organizada. Prometi tratá-la bem. Ser tão metódica, que nunca mais ficaria oito minutos à porta de casa à procura das chaves, que nunca mais perderia o meu cartão de cidadão, que encontraria sempre as moedas de vinte cêntimos. Aquela carteira, era o meu futuro promissor e ordenado em compartimentos. E eu seria tão simples e chique quanto ela.

Passaram cinco dias. Hoje tenho – navegando na minha carteira – vários recibos de supermercado, meia pastilha elástica colada a um canto, a Nintendo da minha filha, um resto de folhado endurecido, lenços usados, um batom para o cieiro sem tampa, uma pen estragada. Os meus óculos escuros balançam fora da caixa, permanentemente riscados e com as hastes partidas. Em breve, a minha carteira terá livros, garrafas de água vazias e vai pesar cinco quilos. Tanta coisa poderia revelar-se prestável, mas na realidade é impossível encontrar seja o que for na minha mala. Está cheia de inutilidades.

Minha carteira é testemunho da minha crónica falta de organização, da minha total incapacidade de ter controlo sobre a minha vida e sobre as minhas coisas. A minha carteira ri-se de mim, aponta os meus defeitos e limitações. Olhar a minha carteira, é olhar-me ao espelho: confusa, desorganizada e embrulhada num logotipo vistoso. Ah, eu odeio a minha mala.

(Imagem: A minha carteira nova)

12632-49080-pdf

Deixe uma Resposta

