10 (ótimos) livros infantis

Cá em casa consomem-se muitos livros infantis. Já se consumiram mais, é certo, os miúdos estão a crescer, mas ainda assim temos uma enorme coleção. Comprei muitos livros online na Amazon, por isso a maioria é em inglês, e comprei-os quase sempre pela capa. Ou seja, se o livro não fosse bonito, não tinha lugar na nossa estante. Aqui segue uma lista dos nossos preferidos ao longo dos anos (e, sim, são todos estrangeiros. Um dia faço uma lista nacional).

1. Where the Wild Things Are de Maurice Sendak

Foi-me oferecido há anos por uma grande amiga que vive nos Estados Unidos. Temos a versão em espanhol que lhe tinham dado na biblioteca em Boston. Lemos tantas vezes, que ainda sei o texto de cor.

things-are_page_201

2. O Pai Natal de Raymond Briggs

Ui, há tantos do Raymond Briggs – O Boneco de Neve, O Urso – mas a história do Pai Natal mal disposto veio diretamente da minha infância e sempre foi a nossa preferida.

briggs2-5

3. Les Bons Amis de Paul François e Gerda Muller

Este apanhei por acaso em Paris e trouxe às cegas, só porque as ilustrações são da Gerda Muller. É uma história circular sobre a amizade. Delicioso.

9782081600065

4. Autumn de Gerda Muller

Outra vez Gerda Muller, que não tem página na Wikipedia em inglês (nem em português). É uma ilustadora holandesa e autora de dezenas de livros para crianças. Entre eles conta-se a colecção das “estações do ano” com quatro volumes: Primavera, Verão, Outono e Inverno. 

autumn

5. The Island of the Skog de Stephen Kellogg

Cá em casa gostamos muito dos livros do Stephen Kellogg – A Rã Misteriosa, Busca , Leão Busca. Mas, este foi particularmente popular.

6dbf3c88d005f68b958dd9963b3b5a17

6. A série Nuno e Carolina de Satomi Ichikawa

Os mais bonitos livros da minha infância: a série Nuno e Carolina da autora japonesa radicada em França Satomi Ichikawa. Cá em casa tenho ainda – a desfazerem-se – Nuno e Carolina no JardimNuno e Carolina e o Circo Infantil e Nuno e Carolina no Jardim Zoológico.

IMG_6303

7. The Gardener de Sarah Stewart e David Small

Este também encontrei por acaso na Amazon. Uma história contada através de cartas, que se passa nos anos 30.

9780374325176.IN06

8. Peter and Lotta’s Christmas de Elsa Beskow

Este é o Natal do Peter e da Lotta em casa da Tia Verde, da Tia Castanha e da Tia Lavanda. É um livro de Elsa Beskow que se passa na Suécia do início do século XX, antes do Pai Natal. O que vêem na imagem é a Cabra do Natal, uma antiga tradição sueca.

77edabc6417b48778deac4598b4b0554

9. Pela Floresta de Anthony Browne

Anthony Browne é um ilustrador fantástico. No sentido literal da palavra: os seus desenhos pertencem à fantasia, só existem na imaginação (obrigada dicionário online)Pela Floresta é um dos livros infantis que mais aprecio mas, como os restantes que aconselho, não é para todas as crianças. Porque joga com o medo e não é uma narrativa linear, embora tenha um final feliz. Reparem na ilustração em baixo: a sombra da criança é, na realidade, um coelho; numa das árvores distingue-se a cabeça de um elefante; junto a outra árvore está a maçã da Branca de Neve e atrás de outra um sapo.

00000207814

10. The Relatives Came de Cynthia Rylant e Stephen Gammell

Gosto muito dos livros da Cynthia Rylant. Como este, que fala de uma família que vem muito longe passar o Verão com o resto da família (ui, tanta repetição). Os desenhos são parte do encanto do livro e foram feitos pelo Stephen Gammell. (Outro favorito: a coleção Mr. Putter and Tabby da mesma autora)

the-relatives-came

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s